quinta-feira, 21 de maio de 2015

Construindo uma boa amizade

            Como andam suas amizades? Já parou para pensar sobre isso? Muitas vezes nós não paramos para avaliar como andam nossos relacionamentos. E mais: o quanto você está influenciando ou sendo influenciado pelas pessoas que estão à sua volta?
            Com quem você anda? Por que você anda com quem anda? Por que as pessoas com quem você convive vivem com você? É uma boa reflexão, principalmente quando se é cristão. Precisamos ser exemplo vivo e físico de Cristo. Quer queira ou não, certamente você é influenciado de uma forma ou outra por seus amigos. Amizades saudáveis te levam a Deus.
            É necessário construir amizades verdadeiras. A verdade é que temos muitos colegas, mas poucos amigos. Muitas vezes temos pessoas em alta estima e, aparentemente, esse cuidado pode ser recíproco. Mas atente para uma coisa: se você tivesse pouco a oferecer, as pessoas que você considera amigos continuariam ao seu lado? E mais: quando você passa por alguma dificuldade, seja ela emocional ou material, essas pessoas continuam o relacionamento com você ou tendem a se afastar?
            Pense como tem sido sua conduta nos últimos meses. Como você tem sido influenciado por suas amizades? Há relacionamentos em que pessoas se tornam mais arrogantes devido ao convívio com indivíduos assim. É preciso cuidado, cautela. Repare no seu modo de agir e analise se você tem sido mais piedoso ou mais arrogante como resultado de suas amizades.
            Seria errado dizer que não podemos conviver com pessoas que não têm boa conduta, isso porque devemos influenciar o mundo. Se não converso com um arrogante, como vou influenciá-lo a ser humilde? Se não converso com uma pessoa que a sociedade tende a excluir, como posso fazer com que ela venha a se transformar? Nosso exemplo é a principal e melhor maneira de mudar a ótica de alguém. Palavras são necessárias, mas podem ser vazias. O agir, ao contrário, tem um impacto muito maior. Alguém pode condenar a hipocrisia, mas se essa pessoa agir como hipócrita, suas palavras não terão o peso que teriam caso se portasse como deveria. A questão é a seguinte: cultivamos amizades saudáveis, nos blindamos de influências más, ou deixamo-nos levar pelas ideias alheias, mesmo que às vezes vazias de fundamento ou até de moral?
            As Escrituras Sagradas nos advertem quanto aos relacionamentos que construímos. Provérbios 18.24 nos diz que há amigo mais chegado que um irmão. Amizades assim é que são amizades saudáveis. São amizades assim que se firmam mesmo em meio à angústia.
            Como estamos valorizando nossas amizades existentes? Provérbios 17.17 nos diz: “Em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce um irmão”. Há momentos em que podemos deixar de prezar nossos amigos. Isso é errado. Mais do que fazer novas amizades, precisamos valorizar os amigos que temos. Possivelmente você perceberá quem são as pessoas mais chegadas quando você passa por uma situação difícil. Isso porque são em momentos assim que pode-se observar quem de fato se preocupa com você.

            Como seus amigos o veem? Sabemos que, como cristãos, devemos ser sal e luz para o mundo. Ouve-se dizer que somos “a Bíblia para os que não a leem”. Como você tem se comportado? O cristão deve refletir Cristo em tudo que ele faça, em todos os momentos, em todos os lugares. Você tem demonstrado o cuidado de Deus em sua própria vida e, assim, tem sido “a Bíblia” para seus amigos não cristãos? Pense nisso!

Sem. Christofer F. O. Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário