segunda-feira, 25 de abril de 2016

Adolesci: e agora?


Quando somos crianças, tudo é lindo, tudo é perfeito. Temos mais oportunidades para brincar, ver TV, jogar videogame, ir pra casa da vovó e muito mais. Mas chega um momento em que coisas estranhas começam a acontecer. Do nada, você começa a falar como um violão desafinado: uma voz sem qualquer controle. Você quer pegar algo e acaba esbarrando naquela jarra preferida da sua mãe e ela lentamente resolve abraçar o chão – e você já começa a pensar no castigo por vir. Mas também começa um tempo de descobertas: você passa a ter uma energia sem igual – e um cansaço na mesma medida. De repente, você para de olhar o sexo oposto do jeito que olhava antes, e tudo parece diferente. Quando tudo isso acontece, eu te digo: bem-vindo à adolescência!

Adolescer é descobrir um mundo novo: o desejo de ser criança e adulto ao mesmo tempo. Sonhos começam a passar pela nossa mente, dúvidas quanto ao que vamos ser quando crescer. Tudo isso faz parte da vida a partir de então. E isso não acontece apenas com você, mas aconteceu também com seus pais, avós. Cada um do seu jeito e à luz de sua época.

Todavia, um alerta deve ser feito. Apesar de ser um tempo muito legal, é também uma época perigosa! As amizades que construímos passam a ter um efeito maior sobre nós, para o bem ou para o mal. As escolhas que fazemos podem nos trazer consequências pelo resto da vida e, por isso, é preciso ter um norte a seguir, algo para nos guiar ou até mesmo nos frear, e isso é fundamental para uma adolescência bem vivida.

A primeira coisa que devemos fazer para ter uma adolescência top é estar aos pés do Senhor. Eclesiastes nos diz: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade” (12.1). Estar aos pés de Deus é o melhor que podemos fazer. Ele quer o nosso melhor e nos instrui, por meio de sua Palavra, no caminho que devemos seguir.

Além disso, cuide bem do seu corpo. Lembre-se de que você foi feito à imagem de Deus (Gn 1.27), e que você é superior à toda a Criação. Você deve cuidar bem do corpo que o Senhor te deu. Deve ser mordomo de Deus sobre esse presente tão perfeito dado a você pelo Pai. Paulo nos diz: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo,  que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. E isso implica em que você deve cuidar da sua alimentação, fazer aquele esporte que você anda fugindo a tanto tempo. E não só isso, mas também exercitar a sua mente com uma boa leitura ou bons programas de TV que tragam conhecimento.

Cuide de sua vida espiritual. Jesus diz: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8.36). Todos os seus projetos, desejos, anseios, devem ter como prioridade a sua vida com Deus. Horas no Facebook, WhatsApp ou Snapchat não são capazes de produzir o que dez minutos diários de joelhos no chão diante do Senhor podem fazer. Pessoas morrem ao redor do mundo se forem encontradas com uma porção sequer da Bíblia, mas muitas vezes preferimos passar a tarde no videogame a dedicar alguns minutos na leitura da Palavra de Deus.

Viva a sua adolescência da melhor maneira possível: no caminho do Senhor! Obedeça a ele. Além disso, não dê ouvidos àqueles que te zoam por ser cristão, por ir à igreja e prezar pela sua família. Dê ouvidos a Deus! Fácil não será, mas você precisa ser firme. Lembre-se: o Senhor acima de tudo!
Sem. Christofer F. O. Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário